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Veja o trabalho da Cruz Vermelha no quadro do controlo da Pandemia

 

Até ao momento, a Cruz Vermelha Portuguesa tem 13 ambulância dedicadas exclusivamente ao transporte de pessoas suspeitas de COVID, tendo feito 536 transportes. 

 

Estão envolvidos, nesta Operação, e em quase permanência cerca de 170 voluntários e foram capacitados mais de 700 Técnicos de Saúde e técnicos de Emergência Pré Hospitalar. 

 

O Hospital da Cruz Vermelha está dedicado ao controle da Pandemia, estando, neste período crítico, ao serviço de Estado. À entrada, o paciente passará por um processo inovador de triagem smart, numa Unidade de campanha hospitalar montada para o efeito, onde será submetido a testes cujo resultado é revelado em menos de 10 minutos. Este resultado permite avaliar o estado clinico e seleccionar os doentes por escala de três níveis segundo a gravidade que apresentar.

 

Além do apoio social redobrado em toda a rede nacional (160 Estruturas Locais da CVP), nomeadamente, a garantia do apoio domiciliário aos mais idosos, a CVP montou, até ao momento, unidades de campanha hospitalares nos hospitais de, Santa Maria, Beja, Portalegre, Aveiro, Setúbal, Torres Vedras, nas Unidades de Saúde de Castro Verde, Terras de Bouro, Pampilhosa do Botão, Mogadouro, Estremoz, S. Rafael em Angra do Heroísmo e na Unidade de Hemodiálise de Beja. 

 

Como resposta a pedidos por parte dos serviços municipais/distritais/nacional de Protecção Civil, e demais instituições, foi possível:  

 

  1. Montagem e gestão de Zona de Quarentena na Escola Básica de 2º e 3º Ciclo Santo António de Faro, com a cedência de 30 camas de campanha e refeições para as pessoas lá alojadas, a pedido do Município de Faro.
  2. Cedência de 250 camas, 264 cobertores e 66 sacos cama ao Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Lisboa, para equipamento de zonas de acolhimento a sem-abrigo.
  3. Cedência de 50 camas de campanha para montagem de zona de descanso a pessoal operacional na Escola Secundária de Oliveira de Azeméis, a pedido do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro e SMPC de Oliveira de Azeméis.
  4. Cedência de 150 camas de campanha e 150 cobertores para montagem de espaços de isolamento, a pedido do CDOS Évora.
  5. Cedência de 150 camas de campanha para apetrechamento de Hospital de Campanha a ser montado no Estádio Universitário de Lisboa, em conjunto entre Hospital de Sta. Maria, Forças Armadas, Regimento de Sapadores Bombeiros e Camara Municipal de Lisboa.
  6. Cedência de 35 camas de campanha para montagem de zona de apoio aos sem-abrigo, a pedido do CDOS Braga e SMPC de Braga.
  7. Cedência de 40 camas e 50 cobertores para montagem de zona de isolamento profiláctico, a pedido do CDOS Lisboa e SMPC da Azambuja.
  8. Cedência de 40 kits de higiene, 250 sacos cama, 250 colchões de campismo e 300 cobertores, para usos diversos, a pedido do CDOS de Beja.
  9. Cedência de 100 lençóis e 50 cobertores para guarnecimento de zona de acolhimento temporário na Escola da Seara em Silvade, a pedido do CDOS Aveiro e SMPC de Espinho.
  10. Cedência de 50 cobertores para uso do Centro de Saúde de Águeda, a pedido do SMPC de Águeda.
  11. Montagem de um centro de acolhimento temporário no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, a pedido do Serviço Municipal de Proteção Civil do Seixal;
  12. Cedência de equipamentos diversos para guarnecimento de estruturas de vertente social, a pedido do Serviço Municipal de Proteção Civil de Reguengos de Monsaraz.

Necessidades actuais e gestão de donativos

 

Actualmente, a nossa maior necessidade passa por adquirir Equipamentos de Protecção Individual para os técnicos de Saúde e materiais médicos para a garantia da capacidade de resposta. Começamos a ter fornecedores, ainda assim, os custos são elevados e só os conseguimos contornar através desta angariação de fundos. 

 

Por forma a desconstruir estas necessidades, de forma clara,  partilho alguns dados orçamentais previstos: 

 

Equipamentos de Protecção Individual: Está incluído todo o material necessário à protecção dos técnicos de Saúde nomeadamente, máscaras, fatos protectores, tocas, óculos, protecção de sapatos, gel desinfectante  para mãos e superfícies. O orçamento para o material necessário previsto, até à data é de  730 000 € e o valor angariado, ao dia de hoje, é de  39 800 €.

 

Material Médico: Está incluído todo o material necessário para a capacidade de resposta médica em contexto hospitalar, nomeadamente, testes COVID, equipamento tecnológico, medicação e material descartável. O orçamento para o material necessário previsto, até à data é de  95 000 € e o valor angariado, ao dia de hoje, é de  45 200 €

 

Logística: Está incluído todo o material alocado à capacidade de resposta à Pandemia nomeadamente, transporte de doentes, manutenção das Unidades de Campanha Hospitalares, mobilização e manutenção de meios. O orçamento para o material necessário previsto, até à data é de 175 000 € e o valor angariado, ao dia de hoje, é de 6 570 €

Apoios

1. 10 000€ Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, foi o primeiro a associar-se a esta Campanha, tendo, assim, iniciado a movimentação da conta bancária com o montante de 10.000€, doados a título pessoal.

2. A agência Lola - Normajean associou-se, desde início ao Movimento, criando todos os materiais da campanha pro bono.

3.   A cadeia Pingo Doce anunciou apoio financeiro para permitir instalação de um sistema inovador “Triagem Smart” no Hospital da Cruz Vermelha. Esta operação será desenvolvida pela empresa portuguesa Biosurfit.

4.   Cadeia de Hotéis Selina disponibilizou gratuitamente quartos para Técnicos de Saúde. Médicos e enfermeiros do Hospital da Cruz Vermelha, por protecção dos seus familiares, estão já instalados em alguns destes quartos.

5.   BP disponibilizou combustível para as ambulâncias de Socorro dedicadas ao COVID-19. A entidade, já parceira da Cruz Vermelha Portuguesa, associou-se ao movimento #Eu Apoio Quem Ajuda atribuindo um plafond de 18 mil € em combustível

6.   A Mercedes-Benz. IO disponibilizou-se para criar, desenvolver e implementar uma Aplicação para a gestão do processo de triagem Smart  COVID no Hospital da Cruz Vermelha;

7.   A Amazon disponibilizou gratuitamente serviços de hosting provider para a app triagem smart para a Aplicação acima referida (valor estimado de 30 000€);

8.   A Torfal contribuiu com um donativo monetário de 1 000€;

9.   A Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica disponibilizou-se a apoiar o Serviço de Segurança da Unidade de modular hospitalar, no HCV;

10.  A Altice disponibilizou apoio tecnologico para o Sistema de triagem smart através de dispositivos moveis (6 tablets Samsung) e implementação de rede de internet 4G na Unidade de campanha hospitalar, com tráfego ilimitado;

11.  A Critical Software e o Grupo Metal – Apametal, disponibilizaram, respectiva e gratuitamente, 350 viseiras para complemento ao Equipamento de Protecção Individual dos Técnicos de Saúde envolvidos no controlo da Pandemia;

12.  A Staples Portugal disponibilizou material logístico, nomeadamente, uma plastificadora e material para impressão;  

13.  A Amway, além de um donativo monetário vai fazer marketing de causa, doando 1€ por cada venda de produto, até 20 de Abril de 2020;

14.  A PetMaxi, além de um donativo de 7 000€ vai fazer “marketing de causa”, doando 5% do valor de cada venda de produto, entre 06 de Abril e 31 de Maio de 2020;

15.  A Rações Zêzere, SA fez um donativo no valor de 10 000€;

16.  A marca António Maçanita Winemaker associou-se à campanha através domarketing de causa”, doando 50% do valor de cada venda online, nas várias gamas da marca, nomeadamente, Fitapreta, Maçanita Vinhos, Azores Wine Company  e Sexy Wines;

17.  A Mobiserra fez um donativo de 2 500€;

18.  A Márcio Lopes Winemaker associou-se à campanha através domarketing de causa”, doando 10€ por cada caixa de vinho vendida pelos parceiros;

19.  A Jaguar Land Rover cedeu, durante o período crítico, duas viaturas Discovery Sport;

20.  A Mitsubishi Motors e Fuso cedeu, durante o período crítico, seis viaturas (ASX 1.6 DI-D Instyle Connect; Eclipse Cross 1.5 Instyle MT; 3.L200 4WD CC; L200 4WD; 5.Canter 3.5T Box; Outlander Kaiteki (SUV 7 Lug) e Canter 7.5T com contentor de frio)

21.  A Ford cedeu, durante o período crítico, dez viaturas (Puma ST-Line X 1.0 EcoBoost 155cv; Puma 1.0 Ecoboost 125cv;  Focus Active SW;  Focus 5p;  Galaxy [7 lugares]; Focus SW Active; Mondeo SW; Ranger Raptor; Puma ST-Line;  Kuga Titanium);

22.  A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias patrocinou a aquisição de um ventilador para o Hospital da Cruz Vermelha;

23.  A Procter & Gamble Company, além do donativo monetário de 200 mil euros, disponibilizou Kits de higiene para Técnicos de Saúde e Voluntários, produtos de higienização de espaços e espaço publicitário nos 4 canais generalistas;

24.  A Workview cedeu, temporariamente, uma Unidade Móvel de Saúde com dois consultórios ao Hospital da Cruz Vermelha; 

25.  A Wolkswagen/ Santagri e SIVA  cedeu, durante o período crítico, seis viaturas do modelo Caravelle Confortline 2.0TDI 102cv;

26.  A Extincêndios cedeu 7 strobs (luzes de emergência) para o tablier das viaturas;

27.  A Vendap cedeu, por um período de 30 dias, instalações sanitárias (atrelado Premier 2+1 (Milennio 2) 1 30 P, cor verde;

28.  A farmacêutica Takeda fez um donativo monetário de 20 mil euros;

29. A Revolut associou-se à Campanha através de marketing de causa, colocando um botão para donativos na sua plataforma.

 

Saldo Bancário

26/03/2020 - 120 000  €*

                        *27 400 € doados pela cadeia Pingo Doce destinam-se ao financiamento do Sistema inovador de "triagem smart" no Hospital da Cruz Vermelha. 

Factos e números

Live

Veja aqui a atualização, em tempo real, do COVID-19 em Portugal e no mundo. 

 

Fotogaleria

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